5 dicas para uma casa mais organizada


Antigamente se falava em organização? Acho que não! Organizar é uma necessidade que surgiu com a falta de tempo e o excesso de consumo. Leia mais >>



 As mulheres começaram a trabalhar fora e o tempo para a casa encolheu. O mercado passou a oferecer um mundo de possibilidades com preço acessível e passamos a comprar mais.

E é dessa mistura explosiva, de uma casa cheia de coisas e pouquíssimo tempo para arrumar, que surgiu a necessidade de organizar, setorizar, ter um lugar para cada coisa e tudo à mão. Ter mais armários, mais organizadores...

Mas será que estamos na direção certa?

Talvez seja preciso rever algumas coisas, o tempo para a casa, não será possível aumentar, mas a quantidade de coisa que compramos e acumulamos podemos rever.


1º- Tenha apenas a quantidade necessária

Itens duplicados, passe para frente. Você não precisa de dois escorredores de arroz e oito toalhas de mesa. Quando um item estragar, olha só que legal, você vai poder sair para escolher outro, novo e lindo! 


2º- Comprou um novo, feche os olhos e 
retire um antigo

 É difícil eu sei! Mas se não acontecer, você estará acumulando e tendo mais do que é necessário (veja a dica acima!). É um exercício de desapego, comece a praticar!


3º- Um dia eu posso usar

Esqueça! Não guarde! É uma pegadinha, auto sabotadora. Quando você precisar, nem vai lembrar que tem. 


4º- Não saia a procura do que não precisa

Use os passeios e momentos de lazer para outros fins, se for no Shopping, que tal um sorvete ou cinema? Você vai sair feliz e com as mãos vazias (O que é muito bom! Menos coisas para guardar e acumular).
                       
                   
5º- Mude o foco

 Como a ideia é facilitar e ter menos coisas ajuda muito, mude o foco dos seus desejos consumistas. Que tal desejar uma alimentação mais saudável e focar suas compras em frutas, cereais e na ideia de montar pratos bonitos e saudáveis, ou então, mudar o passeio ao shopping por passeios no parque para se exercitar...sua casa terá menos coisas e você terá mais energia para organizá-la.

(Imagens dreamstime.com, supermercadoguarapari.com.br, dkacademia.com.br, humanasaude.com.br, dietaja.uol.com.br,  apsicologaonline.com.br, lojaallure.com.br, discover.com, aecopasa.com.br, inmyownstyle.com)

Beijos a todos
   
   

15 comentários:

  1. Nina, eu procuro seguir todas essas dicas...já comprei roupa que não usei,me arrependi, mas era mais nova e sem juízo.Hoje sou muito segura na hora das compras e sempre tiro uma peça do armário , quando compro uma nova.Adoro doar roupas, sapatos, bolsas. Não gosto de armário cheio e repleto de coisas que não uso.Já meu marido, é super-apegado às suas coisas, para doar uma roupa dele é um sacrifício.Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina!

    Super válidas as dicas, adorei!

    Eu já procuro sempre ter somente o necessário e quando eu mudar de apto (o que será logo), pretendo desapegar de muitas coisas! ;)

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina!
    Primeiro, gostaria de dizer que adoro o blog!
    Meu comentário não tem nada a ver com o post em si, mas é que eu não tenho as habilidades de reforma, marcenaria e pintura que vc tem (aliás, muito difícil achar uma mulher com essas habilidades!).

    Minha dúvida é: tenho uma cobra de estimação, e elas precisam de um lugar escuro e fechado no seu terrário. Estou usando caixas de papelão no momento, pois itens para animais exoticos costumam ser caros e vc nunca sabe o tamanho que ela vai ficar, então pode ser que tenha comprar outro, e mais outro, e mais outro...ai comecei a a fabricar a toca, com materiais reciclados (como ela é ovivípara, estou fazendo uma toca em formato de ovo).
    Estava tudo ocorrendo lindamente como planejado: Numa forma de ovos de páscoa, colei tiras de jornal embebidas numa mistura de água+cola, esse molde secou, tirei da forma e colei pedaços de papelão na parte externa, como que imitando escamas. Tudo lindo. Mas aí veio o grande problema: tenho que impermeabilizar esse papelão. Por que? Porque tem terra no terrário e ela não tem local certo para fazer suas necessidades, ou seja, deve haver a possibilidade da toca ser lavada de tempos em tempos. Passei cimento cola/rejunte por cima, já da cor pretendida, e não funcionou, além de esfarelar, não ficou imune à água! Estou perdida, sabe como posso impermeabilizar o papelão, ou como fazer com que o cimento cola que já está por cima do papelão ganhe mais resistência antes de passar algum tipo de impermeabilizante? Eu sei que existem mil produtos no mercado, e existe uma dicico e uma c&c do lado de casa, mas trata-se de um projeto pequeno e galões com 20 litros de produto são um problema! kkkk

    Também gostaria de saber como impermeabilizar e mudar de cor a argila. A piscina dela será feita deste material e, novamente, terá de aguentar lavagens frequentes. Comprei o cimento cola já da cor pretendida tb, mas estou com receio de passar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bettina, tudo bem?

      Eu nunca impermeabilizei papelão, mas vou te dizer algumas ideias que passaram pela minha cabeça, todas elas você vai precisar pesquisar e talvez, testar (nunca fiz nada parecido). Eu tentaria parafina/vela derretida (se ficar em um local quente pode derreter), uma camada de cola de silicone (impermeabiliza com certeza, só não sei se adere bem ao papelão), Tiras de plástico coladas com cola de isopor e o mais durável, até para a piscina seria uma camada de resina.
      Obrigada pelo carinho e elogios.
      Beijos

      Excluir
  4. Verdade Nina!
    A gente reduzindo o consumo fica muito mais fácil a vida!
    em diversos sentidos!

    adorei as dicas :**

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida Nina!
    Adorei as dicas, com certeza, dá próxima vez que for arrumar meu quarto, vou colocá-las em prática!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    Layla da Fonseca | Coisa de Menina

    ResponderExcluir
  6. De um modo geral, só tenho o necessário.
    Não gosto de ter a casa entulhada de coisas para um dia usar.
    Só em roupas que ultimamente tenho comprado mais do que necessário. Nisso estou precisando me policiar.
    Sua dicas são ótimas. Bjs

    ResponderExcluir
  7. A gente até tenta, mas como é difícil! Vou pensar mais em seus conselhos... Eu juro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ei Nina
    Procuro sempre pôr em prática todos estas sugestões, vez ou outra dou uma escorregadinha e me deixo cair na tentação de comprar algo para casa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Nina querida, mando bem. Menina está é a minha vida, procuro ter só o necessário, mas às vezes nos traímos e saímos da linha e compramos aquela coisinha que nem era tão necessário assim. Mas pratico o desapego, faço doações de roupas, objetos, até sofá já doamos e por aí vai. Pois quem mora de aluguel, cada vez que muda remexe tudo de novo e passamos o que não cabe mais em nosso espaço. Mas acredita, ainda acho a casa cheia D+, mas pode ter uma explicação, ganhamos muitos presente, este fica difícil de se desfazer.
    Suas dicas e passos ajudou bastante.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  10. Ai Nina, esta semana eu estou fazendo tudo isso, minha "arrumação" continua daqui a pouco, rsrsrs estou desapegando mesmo, reutilizando várias coisas para não comprar novo, minha casa está passando por uma fase de reaproveitamento, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderExcluir
  11. O mais difícil é frear nossos instintos consumistas! Eu admito que tenho dificuldade pra me desfazer das coisas, justamente pq essa estória de "um dia vou precisar" sempre martela na cabeça na hora que penso em jogar algo fora. Roupa, por exemplo, é um problemão, pq o apê é pequeno e boa parte das minhas roupas (que eu já tenho a anos, inclusive) estão em malas pq não cabe no minúsculo armário! rs Mas em minha defesa já comecei a me desfazer de algumas coisas, pois vou me mudar e quero levar o mínimo de tralha possível.

    Beijos!
    www.baudabijou.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nina, em breve sai o post da organização do meu closet. Eu me inspirei aqui. Eu nem compro mais muita coisa, sabe... aliás, compro quase nada. A gente não usa tudo, é só pra entulhar. Bj, ah, participa do meu sorteio!

    ResponderExcluir
  13. Nina, olha estamos em sintonia mesmo, vc não tem ideia, da quantidade coisas que estão saindo da minha casa, estou fotografando tudo para postar no blog depois e vou falar sobre destralhar e comsumismo este post será linkado na ocasião! muito bom.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Nina, porfavorpeloamordeDeus:
    Onde, como e quanto custou a caixa organizadora da Arthi?
    Minha colega de trabalho está a procura há dias.
    Ajuda?
    Obrigada!

    Tati - de Curitiba também

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover