As 10 lições de Marie Kondo sob o meu ponto de vista


Considerada como a guru mundial da arrumação da casa, pela Veja.com, ela defende que a organização faz bem para o corpo e para a alma. Leia mais >>


Marie é autora do livro A Mágica da Arrumação, que mescla organização da casa com autoajuda.

"Arrumar a casa não tem nada de prosaico: é uma decisão capaz de revolucionar nosso estilo de vida e mudar nosso modo de pensar. Ao organizar seus pertences, a pessoa reencontra seu foco e faz as pazes com ela mesma" (Marie Kondo para veja.com)

Separei e me atrevi a comentar as lições de Marie. Algumas eu concordo plenamente
e outras nem tanto, vamos ver?



E vocês? Concordam, discordam...o que vocês pensam sobre organização.

Veja a matéria completa da Veja aqui

Beijos a todos

   
   

11 comentários:

  1. é realmente, so o primeiro acho que é sem condiçoes, eu vou me mudar em dezembro, e minha casa ja esta intulhada de caixas com os eletros novos, mas to organizando tudo da melhor maneira para que eu nao fique nervosa ate dezembro, e tambem estou orgaznado armarios e afins para ja ir tirando oque nao uso para nao deixar tudo acumulado para o dia da mudança.

    ResponderExcluir
  2. Nina eu sou organizada, mas não o suficiente e por isso leio tudo o que relaciona com a matéria.
    Acho que organizar uma casa desorganizada leva tempo e tem que ser feito por etapas, sem sofrimento.
    Destralhar é importantíssimo e é o que mais tenho feito nos últimos tempos, não admitindo intromissões - eu é que decido!
    Criar um ritual diário poupa imenso trabalho, sim!

    Enfim, não estou totalmente de acordo com a "guru", mas, como disse, persigo constantemente o objetivo da organização que se reflete, sem a menor dúvida, na nossa qualidade de vida.

    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina
    Concordo em praticamente todos os itens, só questiono a arrumação de tudo num mesmo dia, acho impraticável, se pego meu closet vou até o fim, talvez, se tiver com disposição no dia seguinte, ataco do meu marido, caso contrário vou adiando um pouquinho.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou conhecendo seu blog e adorando os posts. Sobre esse amei pois amo organização. Concordo com a maior parte, aquela da música...que eu fico no meio termo, acredito que a música mais alta ou agitada pode ser aliada na hora de organizar as coisas mas desde que tudo já tenha um lugar definido, mas para decidir o que vai sair da casa (objetos, roupas..tudo o que for para lixo, doação, etc) ai sim concordo com uma música mais suave, mais baixa até, assim a música mais calma ajuda a pessoa a pensar no que precisa ser descartado.

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo Nina.
    A primeira atitude deve ser a do desapego.
    Depois de tudo descartado fica muito mais fácil iniciar o processo de organização.
    Quanto ao tempo, só quem organiza de verdade sabe que isso pode levar até meses, dependendo da bagunça, da quantidade de cômodos e armários a serem organizados e do tempo disponível para isso. A maior parte das pessoas tem uma vida corrida e dispõe de poucas horas na semana para isso.
    Com relação aos organizadores, concordo novamente com você. Conforme nós vamos fazendo a organização vão surgindo cestos, potes, caixas, os quais podem ser reutilizados para outros fins.
    Há um ítem no qual acho interessante investir: Cabides certos, de uma mesma cor e padrão fazem toda a diferença no aspecto visual.
    Adorei seu post!
    Parabéns e sucesso!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Nina Tudo bem?
    Parabéns pela escolha do tema do post.
    Adorei as ideias.
    Obrigada por nos ajudar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma pessoa muito desorganizada e acho que esse livro me ajudaria muito. Vou procurar por ele.

    Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Nina,
    Estou lendo este livro no momento, depois de tanto ouvir falar sobre ele. Realmente o modo de organizar é muito particular. Também não consigo organizar tudo de uma vez só, mas um cômodo por vez. E concordo plenamente em fazer isso sozinha, prefiro assim, pois na hora de descartar se minha mãe estiver, ao invés de sair tudo que separei, uns 60% das coisas ficam, pois ela tem pena de se desfazer.
    Estou gostando do livro e recomendo a todos que gostam deste assunto.

    Beijos e um ótimo fim de semana a todos!!
    Josy Santos
    http://muraldajosy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai como eu gostaria de conseguir fazer direitinho... Concordo com tudo mas na prática tenho tido muitas dificuldades. Mas vou continuar tentando, sempre.
    Bjs Nina

    ResponderExcluir
  10. Legais as dicas, mas se eu começar uma arrumação sem música não vai rs!
    Cada um cada um neh!
    Bjuss!

    ResponderExcluir
  11. Olá Nina, já faz um tempo que sua leitora, gosto de arrumar armários, guarda-roupas, gosto do estilo de arrumação do filme 'Dormindo com o inimigo'...rsrsr, mas com duas crianças em casa é complicado. Só consigo aquela faxina no sábado e ao som de músicas inesquecíveis dos anos 70, 80, 90 dá um up na hora de cuidar da casa. Adoro serviços domésticos, mas detesto cozinhar... um abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover