4 dicas e tendências para decorar seu apê em 2020

A decoração terá muito a dizer em 2020. Aqui você descobre algumas dessas tendências para o próximo ano.




A cada ano que passa, as tendências espelham-se no momento vivido pela sociedade para definir hábitos de consumo e de estilo de vida em diversos setores como moda, tecnologia, arte e cultura. Não é de hoje que esse modelo busca atingir também a decoração de casas e apartamentos ao redor do mundo. Um contraste com algumas tendências puramente estéticas experimentadas por outros segmentos, as adotadas anualmente pelos designers de interiores também são influenciadas por conforto e praticidade e certamente estarão presentes nos apartamentos de luxo em São Paulo e em outros grandes centros urbanos.

A versatilidade dos móveis multifuncionais

Independente do tamanho do seu apartamento, é fato que em algum momento dos últimos anos você já deve ter pensado que ele poderia ser um pouco maior – seja para aumentar a circulação ou criar um novo ambiente como um cantinho do café ou um ponto da casa dedicado à prática de um hobby. Os móveis multifuncionais, pensados para atender a uma crescente demanda de imóveis com metragem reduzida, podem transformar quartos, salas e cozinhas de forma a otimizar espaços. Entram nessa lista as escrivaninhas retráteis, sofás-cama, mesinhas de centro com nichos ou almofadas para repouso dos pés e estantes modulares que cumprem mais de uma função.

Automação residencial mais acessível

O segmento de automação residencial começou a apresentar preços mais convidativos ainda em 2018 quando gigantes da tecnologia como Google e Amazon entraram no mercado com o Google Home e o Echo Dot, respectivamente. Antes um upgrade reservado somente às famílias com alto poder aquisitivo, os assistentes virtuais, e também outras melhorias como biometria para acesso à residência, sistemas de segurança e câmera, controle de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e dispositivos e até comandos mais sofisticados como aquecimento de piso e aumento e diminuição da iluminação via app podem ser facilmente instalados em qualquer apartamento.

Uma vida em harmonia com decoração sustentável

A preocupação com o futuro do planeta tem sido tema bastante recorrente durante toda a última década. Empresas e governos buscam, em maior ou menor escala, criar e estimular práticas sustentáveis para o cotidiano de seus negócios. Mais uma boa notícia gerada a partir dessa atitude é que a sustentabilidade está invadindo o ambiente doméstico e tornou-se uma forte tendência para a decoração dos lares em 2020. A originalidade que pode ser alcançada em cada cômodo aliada à busca por um espaço rico em harmonia e bem estar dá vida a soluções como tintas ecológicas, uso de tecidos com fibras naturais, implantação de hortas caseiras e tornam qualquer ambiente muito mais colorido e fresquinho graças à presença de flores e plantas em vasos de cerâmica ou barro. 

Primeiros passos do design sensorial

Abordagem estética pouco conhecida do público e que promete ganhar mais notoriedade ao longo de 2020 em diversos setores, o design sensorial estimula o tato. Estimular esse sentido é investir em revestimentos e tecidos que apresentam uma sensação agradável ao toque. Essas texturas irão marcar presença em cortinas, pisos, tapetes, sofás, paredes e no mobiliário em geral. Tudo para que tanto a experiência de viver quanto visitar a casa sejam ao mesmo tempo originais, elegantes e acolhedoras. A aposta é que sejam utilizadas matérias-primas que conversam com o natural e com o orgânico como madeira, palha natural de algodão e de coqueiro, couro, feltro e camurça sempre com o objetivo de convidar o toque de quem observa.


E não para por aí! Entre outras tendências para 2020 estão o maximalismo para compor ambientes vibrantes e cheios de personalidade, a customização e renovação de móveis e o uso de curvas em contraste ao design reto e simétrico experimentado nos últimos anos. Mas acima de qualquer tendência, leve em consideração que o importante é compor uma decoração que combine com a sua personalidade e seja funcional para o seu dia a dia. Sucesso em seus próximos projetos!

   
   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover