5 Passos para ter uma casa com a sua cara


Hoje, temos uma convidada muito querida para nos dar dicas, para lá de especiais, de como ter uma casa linda e cheia de personalidade. Leia mais >>



E quem escreve para nós, é a Juliana Amado, do blog Casa de Amados. É com você Ju!


Eu acredito que nossa casa é o nosso lugar no mundo.  E é por isso que quando eu falo de decoração, digo que o mais importante não é a casa ser bonita. É ser funcional e fazer sentido para a gente. Somos todos pessoas diferentes, e o que faz sentido para mim, pode não fazer para você, embora possamos achar bonitas as mesmas coisas. E a proposta deste post é mostrar alguns passos para que você possa ter uma casa que dialogue com quem você é e atenda bem ao seu dia a dia.



Bora?

1)    SAIBA QUAIS SÃO SUAS REAIS NECESSIDADES
O primeiro passo para a sua casa ter a sua cara é atender às suas necessidades e conversar com seu estilo de vida. Não adianta você ter uma cozinha super equipada, com mil panelas diferentes à mostra, se você não tem o hábito de cozinhar e não usa nem um terço dessas panelas. Da mesma forma que se você adora assistir um filme esparramado no sofá, não faz sentido ter um modelo com um design côncavo, que exige que você tenha que se sentar toda comportadinha.
Antes de ser bonita, o ideal é que sua casa esteja confortável para você.

2)    TENHA SOMENTE O QUE PRECISA E AMA
O bom dessa dica é que ela resolve 3 problemas de uma vez. Comprando apenas o que você precisa e/ou ama, você evita o desperdício, economiza um bom dinheiro, e ainda terá uma casa com a sua pegada.  Evite fazer compras por impulso só porque tal objeto está na moda, e você acha bonitinho.

3)    DESCARACTERIZE O QUE TIVER CARA DE CATÁLOGO

Móveis de lojas populares e os planejados têm quase sempre a mesma cara: o mesmo design, os mesmos puxadores, os mesmos acabamentos. E são a esses móveis que a maioria das pessoas acabam recorrendo, seja por serem mais baratos e aproveitarem cada espaço, respectivamente. E a sua casa acaba ficando com a mesma cara da casa de todo mundo. Mas calma, você não precisa abrir mão deles, basta descaracterizá-los!
Para isso, você pode customizar os móveis, ou brincar com o entorno, como colocar um papel de parede diferente atrás, por exemplo.


4)    TRABALHE COM A MEMÓRIA

Trabalhar com a memória não significa necessariamente lidar com velharias. Mas em colocar na decoração objetos que te façam lembrar de algo que acalenta seu coração. Pode ser um brinquedo que marcou sua infância, algo que você trouxe de uma viagem incrível, um bibelô da vó, um disco de uma banda que você ama de paixão, o símbolo ou uma representação de alguma coisa que te faz feliz.

5)    FAÇA DO DIY SEU ALIADO: PROJETE SEUS GOSTOS NA DECOR

Quando você adere ao faça você mesmo, é quase o mesmo que dar um grito de liberdade. Porque você se livra das amarras de ter que escolher produtos que os outros projetaram. Não que isso seja ruim, mas nem sempre encontramos coisas que fazem referência ao que amamos. Eu por exemplo, pratico ginástica artística, e sempre desejei ter objetos que fizessem referência ao esporte, nem que fosse só uma almofada, e nunca encontrei. Para contornar isso, pintei uma tela, e coloquei na minha cabeceira.
Vale lembrar que quem é adepto ao faça você mesmo não costuma ser um profissional, logo, não tenha medo de errar. Nem tudo ficará perfeito, como ficaria com um especialista. Mas o importante é você se identificar com a sua casa e ficar feliz com o que vê, ao abrir a porta.




E você, já aplicou esses passos na sua casa? Quais? Conta pra gente, vai!

(Imagens Juliana Amado)


Beijos a todos
   
   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover