Cozinha pequena, como organizar?


Quando falamos em organizar uma cozinha pequena, pensamos mais na falta de espaço do que na organização em si, mas as duas coisas devem andar juntas para conseguirmos um
bom resultado. Leia mais >>


Falta de espaço

Tenho poucos armários, ou tenho objetos demais?


Uma pessoa com uma cozinha enorme e cheia de armários, pode sofrer por falta de espaço se tiver coleções de panelas, jogos de jantar e faqueiros diferentes para cada dia da semana.

Já uma pessoa que mora em um apartamento bem pequeno, com poucos armários, pode ter louças e panelas, na medida para a sua necessidade e não ter problemas com espaço.

Se o espaço é pequeno, a única solução é reduzir, caso contrário, você pode até conseguir guardar toda a sua tralha nos poucos armários, mas quando precisar, dificilmente irá encontrar.

Qual é o tamanho de armário (básico) necessário?

Vamos pensar no que precisamos?


1- Um paneleiro de duas portas, ou duas gavetas, que geralmente fica embaixo da pia.

2- Duas gavetas para talheres, além dos talheres tradicionais temos facas, conchas, abridores, etc.

3- Uma gaveta para toalhas e jogos americanos (jogos americanos ocupam menos espaço e com isso, podemos ter mais quantidade, para poder variar).

4- Uma gaveta para panos de prato.

5- Uma parte de armário para: 1º- copos, 2º- pratos fundos, 3º- pratos rasos, 4º- xícaras e pratos de sobremesas, 5º- potes plásticos, 6º travessas, 7º- taças. Que correspondem a três portas.

6- Uma boa parte para mantimentos, uma porta ou mais.

A organização

É importante pensar no lugar das coisas, para facilitar e otimizar o tempo, no uso da cozinha, por exemplo, os copos ao lado da geladeira, facilitam na hora que precisamos tomar algo, assim como o paneleiro perto do fogão e os panos de prato perto da pia.


Os copos e xícaras, ficam mais fáceis de encontrar, se estiverem organizados em fileiras do mesmo jogo, um atrás do outro.

Minha dica para os potes plásticos, é comprar todos do mesmo formato para poderem ser empilhados e os quadrados, otimizam espaço. As tampas, guardadas todas em uma caixa ou pote, também facilitam a organização.

Veja mais dicas de organização no post: Como organizar a cozinha

(Imagens habitissimo.com.br, erikkleinwolterink.nl, giesendesign.com)

Beijos a todos


   
   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover