Como aromatizar toda a casa


Já faz muito tempo que eu queria abordar esse tema por aqui! Falamos muito de decoração, do visual da casa, da visão, mas esquecemos de outro sentido, muito importante, o olfato. Leia mais >>


Hoje mesmo, passei no rosto, o protetor solar que costumo usar na praia e fiquei com aquela sensação gostosa de férias, só de sentir o cheiro do produto.


E a sua casa, tem cheiro de quê?

Essa foi a minha busca até perceber que não poderia usar qualquer produto, pois o meu filho começava a coçar os olhos na mesma hora em que eu espirrava alguns cheirinhos por aqui...alergia.


Óleos essenciais

Mas cheguei até os óleos essenciais, pelo livro maravilhoso da Claudia, que também tem um blog Claudiaroma, que vale a pena conhecer.


Bioessência

Mas para falar sobre o assunto aqui no blog, teria que ser com propriedade e fui em busca da ajuda de quem tem 16 anos de experiência na extração de óleos essenciais, com a preocupação em preservar o que a natureza nos oferece a Bioessência.



Propriedades terapêuticas dos óleos

Ao contrário das essências, que são artificiais e só tem o objetivo de perfumar, os óleos essenciais, além de naturais, ainda tem propriedades terapêuticas. Eu escolhi para usar aqui em casa, os óleos essenciais de lavanda, alecrim e eucalipto.

Lavanda:  - Lavandula officinalis - Um óleo muito versátil e de extrema utilidade. Restaurador para o corpo, mente e as emoções. Usado para aliviar tensão, cansaço, depressão, insônia. Atenua dores musculares e reumáticas. Como ótimo regenerador celular ajuda na cicatrização de queimaduras, cortes e feridas. Indicado para todos os tipos de pele.

 Eucalipto Globulus:   Eucalyptus globulus - Especialmente benéfico para o sistema respiratório e doenças infecciosas. Expectorante e descongestionante – gripes, resfriados, sinusite. Alivia dores musculares, reumáticas e nevrálgicas. Promove clareza à mente. Útil nos tratos de erupções cutâneas, cortes, feridas e inflamações. Seu poder antisséptico ajuda na limpeza e na renovação da energia em ambientes.

Alecrim: •  Rosmarinus officinalis - Óleo revigorante e refrescante. Atua sobre o cansaço físico e mental. Estimula a memória e a concentração. Ativador da circulação. Indicado para aliviar dores musculares e reumáticas. Estimulante do couro cabeludo. Com ação diurética é indicado para celulite e retenção hídrica. Precauções: Não deve ser usado por pessoas hipertensas, epiléticas e durante a gravidez. Em peles sensíveis usar em baixa concentração.

Dicas para a casa

Eu separei seis dicas para sua casa passar a ter um cheirinho só dela, vamos assistir?




Todos os óleos e os aromatizadores cerâmicos que estou usando aqui em casa, 
são também da Bioessência.


E então, se animou? 

Daqui para frente, só casas cheirosas!

Beijos a todos

   
   

23 comentários:

  1. Que lindo post, adoro! Tenho a essência de lavanda da Bioessência e sou fã! Vamos perfumar a casa!
    Te desejo uma ótima semana...
    Beijos!
    CamomomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você também, uma linda semana!
      Beijos

      Excluir
  2. Ahh Nina!
    Essa é uma coisa que eu não esqueço!
    olfato é comigo mesma! Sou muito "olfativa" e adoro aromas!
    Em casa tenho um difusor que coloca na tomada e enho essência de flor de maracujá e violeta (essa é minha favorita em essência e em incenso).

    Aqui no trabalho, na sala ao lado, tem uma senhora que usa um desses de palitinho, com aroma de cravo...hummmm!

    adoooro!
    adorei a escolha do post.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão gostoso, não é Bárbara? Eu também adoro! Beijos

      Excluir
  3. Adoro essas essências, esses aromatizadores.

    Amei suas dicas.

    Aqui em casa, tenho meus animaizinhos e...sou super atenciosa e exigente com o aroma que flutua por aqui...então, desinfeto e aromatizo todos os ambientes todos os dias!!

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com a cadelinha, que é da minha mãe, passando um tempo aqui em casa e estou tendo que ter cuidado redobrado! Beijos

      Excluir
  4. Oi Nina,
    Eu bem que gostaria de deixar a minha casa com aromatizadores, o problema é que algumas essências me dão alergia ou dor de cabeça, aí fica dificil.

    Boa semana.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, talvez os óleos essenciais sejam mais adequados.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Nina, minha casa tem cheirinho de lavanda, ganhei um aromatizador de presente e ele está bem na entrada da sala... eu adoro... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina

    Adorei o post! Todas as dicas foram úteis.
    Você sabe dizer quanto tempo duram estes cheirinhos?

    bjooo

    Nara
    https://acontecelaemcasa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nara,
      Percebi que os óleos são mais suaves que esses aromatizadores com essência e acho que vou me propor a repor as gotinhas, uma vez por mês, quando faço aquela faxina muito mais caprichada na casa. O difusor do meu lavabo, durou bastante, alguns meses, mas o lavabo é um ambiente fechado e úmido, acho que esse que eu coloquei na sala, que pega sol e tem boa ventilação, acho que vai evaporar mais rápido, mas espero que dure pelo menos trêss meses. Volto para te contar... Beijos

      Excluir
  7. Olá Nina,

    Ótimo tema, adoro uma casa perfumada e, para mim, os óleos essenciais são a melhor opção, gosto de variar conforme o dia ou meu ânimo, mas tem que ter um cheirinho sempre.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Eu ADORO aromatizar a casa, principalmente meu quarto. Ultimamente tenho recorrido a velas aromáticas e ao aromatizador em spray da SS Aromaterapia. Curto muito prestar atenção na questão sensorial da casa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, sabe que eu nunca usei velas aqui em casa, preciso experimentar, adoro o clima que elas criam.
      Beijos

      Excluir
  9. Ei Nina
    Adorei o vídeo e suas dicas, gosto muito de lavanda, é uma delícia.
    Os que compramos pronto só perfumam no início, depois desaparece.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Maria Célia, sem contar que alguns são muito fortes.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Nina adorei saber q VC é se Curitiba, TB sou e acho q mkramos bem pertinho, rsrs aki em Ctba não tem essa loja? Só pela NET? Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem? Você é de Curitiba, que legal. Nesse link tem algumas lojas que vendem o produto http://www.bioessencia.com.br/onde-encontrar/sul/ dê uma olhada. Beijos

      Excluir
  11. Oi Nina, acho suas idéias ótimas, mas tenho dificuldade de achar uma loja que venda vidros tanto para aromatizadores quanto para condimentos. Vode podia informar as lojas já que somos da mesma cidade... Bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcia, comprei na Cloroquímica, na Rua Tibaji. Um lugar que talvez tenha mais variedade, é na vidraçaria Aurora, eles costumavam ter uma loja, junto com a fábrica. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Nina, conheci seu blog agora e já adorei as dicas. Gostaria de saber onde vc comprou a fita termocolante porque na net toda só consegui encontrar em folhas. Foi alguma loja virtual, pode me indicar?
    Bjs Sucesso

    ResponderExcluir
  14. Amei o post e já pretendendo adotar aqui em casa também. As essências parecem ser uma boa opção para mim também porque tenho uma filha alérgica. Vou testar os mesmo que você! Obrigada por compartilhar, amei de verdade!! bjsss

    ResponderExcluir
  15. Nina meus filhos tem alergia a cheiro fortes, qual é o melhor óleo a usar, minha casa é pequena.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover