Destralhar, a casa e os hábitos


Para uma casa ficar e se manter organizada, todos os métodos e pessoas envolvidas com organização, concordam que o primeiro passo é destralhar, desapegar... Leia mais >>

Mas, isso vai muito além de encher um saco de lixo, com coisas que não se usa.


Os antigos hábitos

 Quando eu era criança, eu colecionava papéis de carta, eram um tesouro, lindos. Minha mãe comprava alguns eventualmente, mas hoje em dia, se uma criança começar uma coleção dessas, um cartucho de impressora e algumas pesquisas no Google, enchem uma pasta rapidinho!


Insisti em guardar por alguns anos, uma pilha de livros didáticos, pensando que um dia, usaria para minhas aulas...nunca usei, pois as fontes de pesquisa online são fartas. 

O que quero dizer, é que preservamos o hábito de guardar, da época, em que os recursos e as informações não eram tão fartas.

A reflexão

Me matriculei em uma especialização e na matrícula, me deram uma pasta da Universidade, cheguei na sala, toda feliz com a minha pasta nova e uma amiga, comentou que não pegou a pasta dela... na hora, não entendi. Essa mesma amiga, tempos depois, comentou que procurava não levar mais para casa lembrancinhas de casamento, batizado, etc... não entendi e não concordei.


Depois de tanto organizar a minha casa parcialmente, ou seja, organizava um cômodo, destralhava 80% dele e o restante da tralha, acabava em outro ambiente, fui percebendo que as tralhas passeavam pela casa, sem contar, que enquanto eu me desfazia de dez objetos, outros doze entravam, era preciso mudar os hábitos!

Foi quando eu comecei  identificar as tralhas...

Entendo tralha, por aquilo que não serve para nada, ou que não serve para você.

...comecei a perceber que a pasta da Universidade, virou tralha e lembrancinhas diversas também! 

Destralhando os hábitos

Tenho que confessar, que adoro comprar! Aquelas lojas cheias de tralhas...adoro! Mas se uma coisa nova entra, uma velha sai. 

Quanto as lembrancinhas, se me derem, eu aceito feliz e agradeço, mas não serão guardadas, as boas lembranças, vão muito além de pequenos objetos.

Quando vou comprar qualquer coisa, procuro pensar em onde vou guardar, isso muitas vezes me faz desistir da compra.

E por último, o mais importante, se questione, se aquele objeto é necessário, se você já não tem um parecido e se realmente vai usar.

(Imagens mecadolivre, theguardian.com)

Beijos a todos
   
   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover