Destralhar, a casa e os hábitos


Para uma casa ficar e se manter organizada, todos os métodos e pessoas envolvidas com organização, concordam que o primeiro passo é destralhar, desapegar... Leia mais >>

Mas, isso vai muito além de encher um saco de lixo, com coisas que não se usa.


Os antigos hábitos

 Quando eu era criança, eu colecionava papéis de carta, eram um tesouro, lindos. Minha mãe comprava alguns eventualmente, mas hoje em dia, se uma criança começar uma coleção dessas, um cartucho de impressora e algumas pesquisas no Google, enchem uma pasta rapidinho!


Insisti em guardar por alguns anos, uma pilha de livros didáticos, pensando que um dia, usaria para minhas aulas...nunca usei, pois as fontes de pesquisa online são fartas. 

O que quero dizer, é que preservamos o hábito de guardar, da época, em que os recursos e as informações não eram tão fartas.

A reflexão

Me matriculei em uma especialização e na matrícula, me deram uma pasta da Universidade, cheguei na sala, toda feliz com a minha pasta nova e uma amiga, comentou que não pegou a pasta dela... na hora, não entendi. Essa mesma amiga, tempos depois, comentou que procurava não levar mais para casa lembrancinhas de casamento, batizado, etc... não entendi e não concordei.


Depois de tanto organizar a minha casa parcialmente, ou seja, organizava um cômodo, destralhava 80% dele e o restante da tralha, acabava em outro ambiente, fui percebendo que as tralhas passeavam pela casa, sem contar, que enquanto eu me desfazia de dez objetos, outros doze entravam, era preciso mudar os hábitos!

Foi quando eu comecei  identificar as tralhas...

Entendo tralha, por aquilo que não serve para nada, ou que não serve para você.

...comecei a perceber que a pasta da Universidade, virou tralha e lembrancinhas diversas também! 

Destralhando os hábitos

Tenho que confessar, que adoro comprar! Aquelas lojas cheias de tralhas...adoro! Mas se uma coisa nova entra, uma velha sai. 

Quanto as lembrancinhas, se me derem, eu aceito feliz e agradeço, mas não serão guardadas, as boas lembranças, vão muito além de pequenos objetos.

Quando vou comprar qualquer coisa, procuro pensar em onde vou guardar, isso muitas vezes me faz desistir da compra.

E por último, o mais importante, se questione, se aquele objeto é necessário, se você já não tem um parecido e se realmente vai usar.

(Imagens mecadolivre, theguardian.com)

Beijos a todos
   
   

10 comentários:

  1. Nina, a notícia boa é que o pé de feijão voltou a dar flor.
    Já disse que de um feijão que vc mandou, deu uma vagem com 3 semente e replantei as 3.
    Elas nasceram estão grandes mas só agora encontrei a flor.
    Sempre que vou na Portaria, olho meus 3 pés de feijão.

    O DVD Portátil que só usei ontem, achei bom porque pude assistir como se estevesse lendo um livro, esparramada na cama.

    Não tenho juntado tralha.
    Mas está semana separei livros que não vou reler para doar a LocLivros, uma locadora de livros aqui de Recife.
    Quando puder, curta ou compartilhe a LocLivros. Para ela ganhar alguns centavos do Facebook.

    ResponderExcluir
  2. verdade, eu mesma mes passado joguei fora os convites de casamentos, e tal.. dvds que tinha, que agora passa tudo no canal fechado.. kk

    ResponderExcluir
  3. Realmente temos de nos controlar para não ficar entulhando a casa com tanta coisa e não sair comprando/pegando tudo por aí. Eu sempre acho lembrancinhas de batizado/casamento coisas meio inúteis, porque uma outra ou outra vamos ter de jogar fora.

    http://doce-madreperola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Minha casa é cheia de tralha, todos os dias me desfaço de alguma coisa, e outras tantas aparecem. Deixei de comprar e pegar lembranças, mas ainda tem as antigas. Felizmente não tenho apego as maioria das coisas, mas minha mãe tem e só posso destralhar minha casa quando ela não está..se não ela sempre dá um jeito de resgatar os objetos...rss. Mesmo assim estou tentando. Comecei um desafio de destralhar um objeto por dia, só para me animar mais e aumentar o ritmo de destralhe aqui.

    Beijos e uma ótima semana,
    Josy Santos
    http://muraldajosy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca gostei de juntar tralhas e depois que fiz vários cursos de Organização, fiquei mais seletiva.
    Só tenho o necessário e tenho comprado muito pouca coisa.
    Essas lembrancinhas de aniv. dificilmente guardo. Sempre passo para frente.
    Vidros, garrafas, latas vazias sempre foram para o lixo. Livros que não leio faço doação para alguma biblioteca.
    Precisamos de pouco. Somos induzidas a toda hora ao consumismo.
    Boa semana. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, na nossa mudança de casa eu fiz este exercício, desapeguei de um muita coisa que estava lá há anos, só tomando espaço... me senti mais leve, rsrsrs beijosss

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina
    Tenho horror a guardar tralhas, mas ainda assim, acho que existem umas coisinhas aqui em casa precisando desaparecer, é o tal negócio- ah, quem sabe, posso precisar qualquer dia deste, e nunca precisa.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Ai Nina, fiquei vermelha de vergonha!!! Não estou conseguindo me destralhar.. Mas juro que vou tentar, sei que é muito importante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Nina, acho que é impossível destralhar tudo, por mais que tentemos há sempre uma ou outra peça que não serve para nada mas tem o tal valor sentimental. Eu não me considero acumuladora em roupas e sapatos, pois compro pouco. Mas gostando de costura e de DIY , não tem jeito, sempre entram muitos tecidos, colas, latas de tinta, isto e aquilo. Por vezes para ser usado somente num projeto. LIvros, apostilas, revistas, não tenho mais. É tudo online! bj

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina!
    Obrigada pela visitinha... saudades...
    Evito tralhas, guardo algumas lembranças durante um tempo depois elimino... agora eu tenho minha pasta de papéis de carta guardada com todo carinho, tão lindos e chego a sentir as emoções de menina com a compra e troca de deles!! :)
    Fica com Deus...
    Beijão!

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover